18 RECEITAS DO KEFIR , O MELHOR ALIMENTO PROBIÓTICO

18 RECEITAS DO KEFIR , O MELHOR ALIMENTO PROBIÓTICO
5 (100%) 2 votes

18 receitas com kefir que deixarão os seus dias muito mais saudável

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer o milagroso kefir, saiba que ele é uma colônia de microorganismos composta por lactobacilos e leveduras responsáveis por produzir uma bebida probiótica a partir da fermentação de algum líquido, como água ou leite.

Quando cultivado em leite, os microorganismos se alimentam dos açúcares (entre eles, a lactose) para fazer a fermentação, o que torna a bebida boa até mesmo para o dia a dia dos intolerantes.

Entre os benefícios para o corpo e a saúde que esse “alimento vivo” proporciona, estão o fortalecimento da imunidade, o combate à infecções e inflamações, a melhora do funcionamento do intestino, o efeito antioxidante em todo o corpo, a diminuição do colesterol, a regulação do sono e ainda a prevenção de depressão, doenças cardíacas, sinais de envelhecimento e câncer.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas. Confira abaixo 18 opções deliciosas de receitas com kefir!

 

1. Frozen kefir de maracujá e chocolate branco

 

Esse é um frozen saboroso e geladinho feito com kefir, polpa de maracujá fresco, água filtrada, creme de leite fresco, açúcar orgânico claro e chocolate branco ralado, que deve ser adicionado à receita apenas no final do processo.

 

2. Crepe de kefir

 

 

Já pensou em substituir o leite tradicional por kefir na preparação da massa de um crepe? É uma versão mais leve devido ao fermento e também menos gordurosa, já que não leva manteiga nem óleo na massa. Tenha em mãos ingredientes como coco seco ralado, ovos e açúcar orgânico.

 

3. Panna cotta com kefir

 

Para preparar uma panna cotta (gelatina cremosa ou flan) bem docinha, cremosa e saborosa, aposte em ingredientes como leite integral, kefir, baunilha em pasta, gelatina incolor, água e açúcar orgânico. Para ficar ainda mais gostosa, adicione uma calda de cereja e sirva bem geladinha.

 

4. Gelatina cremosa de chocolate e kefir

 

 

Essa é mais uma sobremesa gostosa, simples e rápida para adoçar e refrescar nos dias quentes que com certeza vai agradar a todos os paladares. Aposte em ingredientes como kefir, leite integral orgânico, açúcar orgânico, chocolate amargo 70% cacau e gelatina em pó incolor.

 

5. Petit suisse de kefir

 

O petit suisse é uma ótima receita para utilizar o kefir e se deliciar no final de semana, pois, além do sabor cremoso, é bem simples de preparar. Você vai precisar de ricota, kefir cultivado no leite, água quente, gelatina do sabor de sua preferência e adoçante a gosto.

 

6. Queijo cremoso de kefir

 

O resultado dessa receita com kefir é um queijo super cremoso e com uma leve acidez, muito parecido com um cream cheese caseiro, perfeito para comer com pães e bolos. Ele fica ainda melhor se temperado com um pouco de sal, pimenta moída e ervas frescas.

 

7. Pão rústico integral

 

Aqui, você aprende o passo a passo de como preparar um delicioso pãozinho rústico integral com linhaça e fermentação natural de kefir. Além de saudável, ele é simples de fazer e conta com outros ingredientes como água filtrada, sal marinho e azeite.

8. Batido e gelado de morango com kefir

 

Para refrescar nos dias quentes e variar nas receitas doces saudáveis, confira essa receita de batido de morango com leite de kefir, que leva também limão sem casca e açúcar amarelo. Depois, guarde o restante em um recipiente de vidro e deixe no congelador para criar um gelado delicioso.

 

9. Sorvete de kefir, mel e amêndoa

 

Que tal preparar para a sobremesa do final de semana um saboroso sorvetinho de kefir, mel orgânico e amêndoas laminadas levemente tostadas? O resultado é um delicioso equilíbrio entre a acidez do kefir e a doçura do mel que rende 5 porções.

 

10. Chucrute com kefir

 

Se o objetivo é inovar nas receitas com kefir, aposte nessa conserva à base de repolho, chamada sauerkraut (chucrute). Sirva com bisteca, joelho de porco, salsichas e batata cozida. Se preferir, refogue rapidamente com um pouco de alho laminado e adicione pimenta do reino e flor de sal.

11. Pão de kefir e mel

 

Essa é outra incrível receita de pão com kefir para fazer em casa e deixar para comer a semana inteira. Entre os ingredientes estão também geleia de cacau (derivado do mel de cacau), farinha de trigo, fermento natural maduro, sal rosa do Himalaia e óleo de coco.

 

12. Pudim de kefir

 

Se você é amante de receitas variadas de pudim, não pode deixar de conhecer essa versão simples, rápida, saudável e saborosa. Anote os ingredientes: kefir, açúcar orgânico, ovos, essência natural de baunilha e farinha de trigo. Depois de pronto, esfrie e gele por três horas antes de desenformar.

 

13. Bolo de limão e kefir

 

Ideal para adoçar um lanchinho da tarde ou para um café da manhã caprichado, essa é uma receita fácil de bolo de limão e kefir. Para o creme, que vai tanto no recheio quanto na cobertura, você vai precisar de kefir, gemas, açúcar orgânico claro, amido de milho, zeste de limão e baunilha em pó.

 

14. Torta de maple, kefir e brown butter

 

O recheio dessa deliciosa torta foi preparado com “brown butter”, kefir e maple syrup e ele foi assado sobre uma massa com aveia em flocos e açúcar demerara. Sirva a sobremesa em temperatura ambiente com morango e flor de sabugueiro regados com maple.

 

15. Sorvete de kefir e ruibarbo

 

Essa é mais uma receita de sorvete feita com o “creme base” cru confeccionado com kefir e geleia de ruibarbo. Você vai precisar também de creme de leite fresco, açúcar orgânico e fava de baunilha moída. Sobremesa perfeita para servir para toda a família em ocasiões especiais!

 

16. Pão de aveia, cacau e passas com kefir

 

Perfeito para comer com manteiga salgada ou acompanhar sopas, esse pãozinho rústico de aveia, cacau e passas com kefir (fermento natural) vai se tornar o seu preferido no dia a dia. É fácil de fazer e tem um gostinho irresistível!

17. Frozen kefir de morango e amora

 

Outro frozen de kefir ideal para os dias quentes do verão, essa é uma versão saudável e leve feita com amoras frescas, morangos e açúcar demerara claro. A receita é boa opção até mesmo para o café da manhã, substituindo o iogurte com frutas.

 

18. Queijo branco de kefir

 

Para quem é fã de queijos brancos, essa é uma incrível receita caseira feita com kefir que pode deixar os seus lanches muito mais leves e nutritivos. Entre os ingredientes, estão também leite integral, ácido cítrico e sal marinho.Infelizmente, não é possível encontrar o kefir à venda em supermercados.

Porém, basta você fazer uma busca no Google ou em grupos do Facebook que encontrará facilmente pessoas dispostas a doar os grãos e dividir as colônias. Como o kefir é um alimento vivo, necessita de cuidados específicos e diários, que basicamente se resumem em alimentação e armazenamento.

Além disso, se cultivados corretamente, esses microorganismos não morrem, basta trocar o leite do recipiente a cada 24 horas e guardar os grãos em temperatura abaixo de 10°C.

Gostou? Deixe seu comentário e Compartilhe com os amigos.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: